sábado, 31 de março de 2018

A Sacerdotisa


Por Christiane Forcinito

Este arcano na mitologia é representado por Perséfone, rainha do submundo, filha de Deméter (a Mãe-Terra) e guardiã dos segredos dos mortos. Conta o mito que ela estava colhendo flores no campo quando Hades se apaixonou e a raptou. No submundo ele a ofereceu uma romã, ela aceitou e comeu. Assim como ela participou da fruta dos mortos ela ficou eternamente ligada ao deus Hades. 

Ela governava o submundo durante três meses do ano e apesar de passar nove meses no mundo da luz com a mãe (acordo que Hermes intercedeu junto de Deméter e Hades e isso estará no texto sobre Deméter ou a Imperatriz do tarô) ela não podia contar os segredos do mundo dos mortos. 

O reino de Hades era cheio de mistérios e era cercado pelo terrível rio Estige. Ninguém podia atravessar o rio sem a permissão de Hades. Quando Hermes, mensageiro dos deuses e guia das almas, escoltavam os heróis excepcionais só o fazia com a permissão de Hades. Inclusive as almas dos mortos não podiam atravessar o rio sem pagar uma moeda ao Caronte, o velho barqueiro encarregado da travessia do rio e quem o fizesse teria de enfrentar Cérbero, o terrível cão de três cabeças que devorava qualquer um que se atrevesse a desrespeitar as leis, desta forma, quando Perséfone comeu a romã ela deixava para trás sua infância inocente tornando-se guardiã deste mundo cheio de segredos e sombrio. 

No tarô dos Santos (que tenho me debruçado a estudar e ainda acredito que podem haver mudanças), ela é representada por Santa Ágata, padroeira das doenças mamárias. O que se falam dela foi passado de geração em geração. O que sabemos mesmo é que ela realmente existiu e foi brutalmente martirizada. 

Ela  viveu nos anos 235 à 251, era uma mulher muito bonita e pertencia a uma família nobre. Por amor a Deus ela fez um voto de castidade e se consagrou. O governador Quinciano sabendo sobre sua beleza e grande riqueza resolveu acusá-la do "crime" de pertencer à religião cristã e mandou prendê-la. Ele a conhecendo e tomado de paixão se atreveu a fazer diversas propostas indecentes. Ágata, indignada o rejeitou e preferiu morrer a macular o nome de cristã. Quinciano aparentemente desistiu de seus planos e a entregou aos "cuidados" de uma mulher livre chamada Afrodísia. Por 30 dias ela tentou mudar os conceitos de Ágata e não conseguiu a devolvendo para o governador. E assim começou seu longo e violento martírio culminando em sua morte. 

Há um episódio que a fez ser padroeira das doenças mamárias. Depois de um longo tribunal onde ela continuou firme em seus princípios o tirano ordenou que ela fosse esticada, seus membros desconjuntados, seu corpo queimado com chapas de cobre em brasa e seus seios mutilados. Quando ela ouviu a sentença ela respondeu ao Juiz: "Não te envergonhas de mutilar numa mulher o que tua mãe te deu para te aleitar?"

O conjunto simbólico de ambas sugere um grande poder feminino simbolizando intuição e fecundação. Há uma força pessoal retida e que não será revelada facilmente e  por isso a carta sugere reflexão. Elas protegem segredos da alma humana, o inconsciente. É o arquétipo do feminino que encontra na passividade a sua força. Há também uma confiança inexplicável, mas profundamente enraizada. 

O signifcado da Sacerdotisa dependendo do contexto pode sugerir impotência, medo de agir por medo de errar. Também pode significar sabedoria na passividade, convite a observar mais do que agir, seguir a intuição, ouvir a intuição, conhecimento através da reflexão, fidelidade aos princípios, segredo sobre o que deseja, sentimento contido ou não revelado. Quando está em posição desfavorável sugere precipitação e insegurança. 

Bibliografia lida, consultada e de referência para este texto
BANZHAF, Hajo. Curso complleto do tarô. 8.ed. Pensamento: São Paulo. 2012
DONELLI, Isa. Vozes dos Santos - o tarô dos protetores espirituais. 10.ed. Penamento: São Paulo 2012
SHARMAN-BURKE, Juliet e, GREENE, Liz. O Tarô Mitológico. Madras: São Paulo. 2012.
MAZZIERO, Kelma. Cartas na mesa. Agbook: São Paulo. 2015
NAIFF, Nei. Curso completo de tarô. 11.ed. Alfabeto: São Paulo. 2017
VARAZZE, Jacopo de. Tradução de FRANCO JÚNIOR, Hilário. Legenda Aurea - Vida de Santos. Companhia das letras: São Paulo. 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário