domingo, 1 de abril de 2018

Pajem de Ouros


Por Christiane Forcinito

Esta carta é representada pela figura mitológica do garoto Triptólemo, filho do rei Celéu de Elêusis. Um dia o garoto e seis irmãos estavam ajudando o pai em seu trabalho nos campos - ele cuidava do gado enquanto os dois irmãos cuidavam dos carneiros e porcos - quando a terra abriu -se em uma fenda engolindo todos os porcos do Rei, depoiss apareceu uma carruagem puxada por dois cavalos pretos que desceu pela fenda. O rosto do condutor não era visível, mas no seu braço direito ele segurava uma garota que gritava em desespero. Eles presenciaram nada mais nada menos que o rapto de Perséfone pelo deus do submundo, Hades. 

Deméter, a mãe de Perséfone que estava percorrendo incansavelmente o mundo todo em busca de informações chegou disfarçada em Elêusis. O garoto Triptólemo (e somente ele) a reconheceu e lhe deu as informações que ela precisava. Por este ato de bondade ela o ensinou a venerá-la e depois ensinou sobre os mistérios da natureza e a morte e a regeneração da vida por meio dos ciclos sasonais. Ela entregou sempentes de trigo, um arado de madeira e uma carruagem puxada por serpentes, e o instruiu a viajar pelo mundo ensinando a humanidade a arte da agricultura.

No tarô dos Santos, pela numeração, a carta correspondente é a de Santa Elisabeth. Ela viveu no século XIII, era Rainha e ficou conhecida como protetora dos padeiros. Ela durante sua vida toda ajudou os pobres. 

Sua história é bem simples. Nascida em família nobre na Hungria ela perdeu a mãe aos seis anos de idade. Como costume na época ela foi prometida em casamento ao principe do reino de Turinga, Ludovico IV e como costume foi morar com a família do marido no mesmo ano em que sua mãe morreu. Ludovico tinha 11 anos na época. 

Eles se tornaram muito amigos e se casaram quando ela tinha 14 e ele 21 anos. Tiveram três filhos (a caçula inclusive é Santa Gertrudes) e um casamento feliz. A família do marido a criticava por ela ser uma mulher sem ostentação e caridosa demais. Quando ele morre na sexta cruzada a família do marido passa a perseguí-la claramente fazendo com que ela renuncie a parte dela na herança. Eles diziam que ela ia gastar todas as economias do reino com os pobres e necessitados. Ela renuncia e deixa para seus filhos e é abandonada na rua. 

Na rua, ela é acolhida por uma tia, chamada Matilde, então superiora do mosteiro de Kitzinger e fica lá por um tempo trabalhando com os doentes percebendo que sua missão no mundo estava relacionada a cuidar dos doentes mais pobres. 

E, 1229 a justiça do reino fez com que uma parte da herança lhe fosse restituida e assim ela construiu um hospital e uma casa para receber doentes na cidade dando o nome da casa de São Francisco de Assis, que até então era um santo canonizado há apenas um ano. 

Ela trabalhava tanto no hospital que passou a viver lá. Foram quatro anos trabalhando incansavelmente, como boa devota ela prataicava penitências e orava pelos seus doentes conseguindo conversões e curas extraordinárias. 

Ela acabou adoecendo, provevelmente deve ter contraído algum vírus por lidar com doentes e faleceu aos 24 anos de idade. Seu pai, na Hungria quando souberam da sua doença quis trazê-la de volta para tratá-la, mas ela não quis. seu único pedido foi o de ser sepultada na capela do hospital que ela contruiu. 

Por causa dos prodígios e milagres que realizou tanto em vida quanto depois de dua morte o povo pediu e instituiu a sua canonização e assim o Papa Gregório IX iniciou o processo. O Padre Conrado, que acompanhou Santa Elizabeth na ausência do marido fez parte dos estudos no seu processo, assim como as testemunhas dos milagres e curas que aconteceram por sua intercessão e assim atestada a sua veracidade pelos milagres serem inexplicáveis pela ciência ela foi proclamada santa em 1235. 

O simbolismo da carta sugere período de buscas, trabalhar para algo, investimentos, novas chances ou até mesmo um hobby virar profissão. É a carta do investimento sem garantias de nada, porém aqui diferente do Ás de Ouros (que representa uma ideia inicial, o começo, o potencial de realização, não é a ação em si) falamos sobre postura e disponibilidade da pessoa se colocar a serviço desta nova chance ou desta busca do "ter".  Triptólemo está a serviço de Deméter de certa forma, assim como posso fazer a relação com Santa Elisabete, que mesmo rainha, está a serviço dos doentes. Como conselho a carta nos convida a começar a investir ou dedica-se ao futuro. Negativamente (invertida ou como obstáculo) podemos lidar com o desperdício e inércia. 

Bibliografia lida, consultada e de referência para este texto
BANZHAF, Hajo. Curso complleto do tarô. 8.ed. Pensamento: São Paulo. 2012
DONELLI, Isa. Vozes dos Santos - o tarô dos protetores espirituais. 10.ed. Penamento: São Paulo 2012
SHARMAN-BURKE, Juliet e, GREENE, Liz. O Tarô Mitológico. Madras: São Paulo. 2012.
MAZZIERO, Kelma. Cartas na mesa. Agbook: São Paulo. 2015
NAIFF, Nei. Curso completo de tarô. 11.ed. Alfabeto: São Paulo. 2017
VARAZZE, Jacopo de. Tradução de FRANCO JÚNIOR, Hilário. Legenda Aurea - Vida de Santos. Companhia das letras: São Paulo. 2003


Nenhum comentário:

Postar um comentário